A disciplina de Jornalismo Comunitário realizou uma aula aberta com a participação do coordenador geral da Associação Moviafro, Val Conceição, para discutir os desafios e impactos sociais das instituições sem fins lucrativos que constituem o Terceiro Setor. O evento aconteceu no estúdio de TV da Unifat.
Popularmente conhecidas como Organizações Não Governamentais (ONGs), as instituições do terceiro setor desempenham atividades de interesse social e promoção da cidadania, principalmente em comunidades onde o acesso aos direitos básicos são negados. Segundo o professor João França, responsável pela disciplina, o objetivo da aula foi aproximar os futuros comunicadores da realidade dessas instituições que lidam com temas relevantes para o Jornalismo.
“Convidamos Val Conceição para que ele compartilhe sua vivência na rotina do Terceiro Setor, para que os alunos vejam como o que discutimos em sala de aula se relaciona com a atuação prática dessas instituições”, explicou. O professor João França ressaltou ainda que “os comunicadores em formação precisam aprender a se conectarem com os assuntos de interesse das organizações paraestatais e a se relacionarem com as atividades que são desenvolvidas por essas organizações nas comunidades”.
O coordenador geral da Associação Moviafro – grupo de ativismo negro criado em 2014 em Feira de Santana –, destacou que desde a infância e adolescência foi alcançado pelo trabalho do Terceiro Setor no bairro Rua Nova e compartilhou os desafios e realizações fruto da atuação no movimento negro desde 1988.
“Essas ações existem para potencializar o saber que já existe na comunidade, nas pessoas negras e periféricas. O que falta, muitas vezes, é uma instituição que amplifique, que abra espaço e dê voz a essas pessoas”, disse Val Conceição.
Matéria escrita pelos estudantes de Jornalismo: Rafaela Paim e Davi Araújo.