
A transformação social de mais de 300 jovens em situação de vulnerabilidade em Feira de Santana tem ganhado reforço importante do ensino superior. O curso de Odontologia da UNIFAT é uma das instituições parceiras do projeto Jovem Social, que celebra nesta segunda-feira (15), às 14h, no Centro Cultural Amélio Amorim, a formatura de mais uma turma, desta vez com 50 adolescentes.
A UNIFAT, através do curso de Odontologia tem contribuído de forma significativa para as atividades formativas e de promoção à saúde dos jovens atendidos. O colegiado tem atuado principalmente em ações de promoção à saúde bucal, palestras educativas e atendimento básico, fortalecendo o cuidado integral com os jovens.
O projeto Jovem Social, que já está em seu quinto ano, é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Centro Comunitário Luz e Labor, e reúne mais de 18 parceiros entre órgãos públicos, ONGs, instituições de ensino e empresas privadas. A proposta é oferecer uma nova chance a adolescentes em situação de vulnerabilidade, incluindo jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e suas famílias.
Durante cinco meses, os participantes recebem bolsa-auxílio de R$ 400, acompanhamento psicológico, suporte social e uma formação que combina cidadania, direitos humanos, informática, telemarketing e atividades culturais e artísticas.
Financiado com recursos de ações judiciais movidas pelo MPT na Justiça do Trabalho, o Jovem Social é hoje uma das principais referências em programas de inserção social e profissional da juventude em Feira de Santana.