A 5ª edição do Prêmio Abapa de Jornalismo reuniu cerca de 250 convidados na noite de quarta-feira (26), no auditório da Fieb, em Salvador, em uma cerimônia que destacou profissionais e estudantes da comunicação do estado. Embora não tenha levado troféus nesta edição, o Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT) foi homenageado pela participação expressiva de seus alunos de Jornalismo, reforçando sua presença entre as oito instituições parceiras do concurso.

Criado em 2019, o prêmio é hoje um dos mais relevantes do país no segmento do agronegócio e, neste ano, integrou as comemorações pelos 25 anos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). A edição contou com apoio da Secretaria de Comunicação da Bahia (Secom), da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba).
Ao todo, 153 trabalhos foram inscritos, sendo 133 na categoria Jovem Talento e 20 na Profissional. A categoria voltada aos estudantes foi uma das mais celebradas da noite e reuniu 110 participantes de diferentes instituições, entre elas a UNIFAT, que se destacou pelo engajamento de sua turma de Jornalismo.

O coordenador dos cursos de Comunicação da UniFat, Emanuel Peixoto, destacou o clima de integração e aprendizado. “Tive a alegria de participar, junto com os alunos de Jornalismo da UNIFAT, do Prêmio Abapa de Jornalismo 2025, em Salvador. Foi uma noite marcante, de muito aprendizado, reencontros e boas conversas com colegas da área. Um momento especial que reforça a importância do jornalismo e da troca entre profissionais e estudantes apaixonados pela comunicação”, afirmou.

A participação da instituição reforça seu compromisso com a formação prática, a aproximação com o mercado e o estímulo à produção jornalística entre seus estudantes.
Confira as fotos do evento: https://encurtador.com.br/DLQK
Confira o discurso do coordenador Emanuel Peixoto: